top of page

Dicas de Orçamento para Te Ajudar a Avançar em 2025

Foto do escritor: Ana  CristinaAna Cristina

Nada facilita mais as finanças pessoais do que ter um plano sólido e claramente definido — especialmente um que seja fácil de seguir. Se você deseja economizar dinheiro, quitar dívidas, aumentar seu patrimônio líquido e alcançar a independência financeira, um orçamento que se encaixe na sua vida é um ótimo primeiro passo.

Aqui estão 14 dicas de orçamento que podem te dar um ótimo começo em 2025.


1. Comece definindo um objetivo

Antes de mergulhar no mundo do orçamento — que definitivamente vale a pena explorar — é importante saber qual é o seu objetivo. Pergunte a si mesmo: “O que estou tentando alcançar?”Quer tornar as dívidas coisa do passado? Ou parar de se preocupar com para onde está indo seu dinheiro? Comece definindo uma meta pessoal — mesmo que simples — para te guiar na construção do seu plano.


2. Saiba quais são suas despesas mensais

O próximo passo é entender quais são suas obrigações mensais — isso será a base do seu orçamento. Inclua aluguel, parcelas do carro, supermercado, contas de serviços públicos e quaisquer outras despesas não negociáveis.Liste tudo o que você deve pagar mensalmente e faça a soma. Esse é o valor que você precisa considerar no seu orçamento — além de economias, pagamento de dívidas e um espaço para diversão.


3. Conheça sua renda mensal

Você também precisa saber quanto dinheiro está entrando — isso é o que você tem para trabalhar todo mês. Verifique seu salário líquido e adicione qualquer renda extra de trabalhos paralelos ou freelancing.Utilize seus contracheques ou os valores de depósitos diretos em seu aplicativo financeiro para obter essas informações — lembre-se de usar o salário líquido, após impostos.


4. Crie um sistema de orçamento que funcione para você

Nem todos os orçamentos são iguais! Você precisa encontrar um método que funcione melhor para você. Pergunte a si mesmo:

  • Este orçamento faz sentido para mim?

  • Poderei ver meu progresso?

  • Isso vai me ajudar a alcançar meus objetivos?

Existem muitos tipos diferentes de orçamento — como a regra 50/30/20, o método de envelope ou o orçamento baseado em zero. No final das contas, todos devem servir como um mapa para a independência financeira. Encontre um método que funcione para você e mantenha-se nele!


5. Revise suas transações semanalmente

Monitorar suas transações semanalmente pode te colocar no controle e permitir que você veja como seu orçamento está funcionando. Lembre-se, um orçamento não funciona se você não seguir as diretrizes.Simplesmente faça login no seu aplicativo financeiro para ver onde está gastando e comprometa-se a verificar com frequência.


6. Acompanhe seus gastos

Qual é o ponto de revisar suas transações semanalmente? Para acompanhar seus gastos! Uma das melhores maneiras de fazer isso é usando categorias de orçamento, assim você pode atribuir uma categoria a cada compra e ver para onde seu dinheiro está indo.As categorias podem incluir moradia, transporte, alimentação, lazer e outras. Acompanhar seus gastos te ajudará a identificar tendências, mudar hábitos indesejados e saber quando pode se dar um luxo.


7. Corte o que for desnecessário

Ao acompanhar seus gastos, você terá uma visão clara do que está pagando sem necessidade. Que tal começar a cortar esses itens agora?Revise suas assinaturas de streaming, como Netflix e Spotify, e considere alterná-las mensalmente. Se os gastos com iFood estão estourando seu orçamento, que tal cozinhar mais em casa? Comece a eliminar despesas desnecessárias e mantenha esse dinheiro extra.


8. Programe pagamentos automáticos

Nada é tão frustrante quanto uma multa por atraso. Verifique se suas contas, como cartões de crédito, serviços públicos ou seguros, oferecem a opção de pagamento automático.Ao permitir que o valor devido seja debitado automaticamente de sua conta, você não precisará se lembrar de várias datas de pagamento. É simples — e simples é bom!


9. Quite dívidas tóxicas

Os juros do cartão de crédito podem ser devastadores.Se você tem dívidas, concentre-se em se livrar delas. Comece fazendo os pagamentos mínimos automaticamente e escolha qual conta priorizar.


10. Não esqueça das economias

Ao pensar em orçamento, muitas pessoas focam apenas em pagar contas e não gastar demais. Incluir metas de economia no seu orçamento é uma ótima maneira de impulsionar sua liberdade financeira e se preparar para grandes conquistas, como a entrada para uma casa ou um carro novo.Defina um objetivo de economia — quanto você quer juntar? Crie um plano e contribua com ele a cada pagamento!


11. Comece a construir seu fundo de emergência

A vida é linda, mas também é cheia de imprevistos. Prepare-se para o inesperado criando um fundo de emergência. O que isso significa? Um fundo de emergência pode cobrir suas despesas mínimas de vida por seis meses, caso sua renda seja interrompida.Se você está pensando: “Uau, isso é muito dinheiro!”, você não está errado. Mas comece pequeno e siga o plano. Um objetivo inicial de R$1000 pode ser um bom começo.


12. Comprometa-se a desenvolver hábitos para o futuro

Independentemente do estilo de orçamento escolhido, mantenha sempre o futuro em mente. Os orçamentos ajudam a avançar financeiramente hoje, mas você colherá os maiores benefícios ao manter bons hábitos ao longo do tempo.


13. Invista sempre que puder

Investir pode parecer assustador, mas você não precisa ser um expert no mercado de ações para começar. O primeiro passo é entender que investir é uma maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você, em vez de deixá-lo parado na conta bancária. Mesmo pequenas quantias podem se acumular com o tempo e gerar retornos significativos.


14. Ajuste seu orçamento

O orçamento é tanto uma arte quanto uma ciência — chances são que você precisará ajustá-lo de tempos em tempos. Se os números estiverem muito apertados, revise seu orçamento e faça as alterações necessárias.


Conclusão

Seguindo essas dicas, você estará bem encaminhado para um 2025 mais financeiramente saudável. A chave para o sucesso financeiro é a disciplina e a disposição para ajustar seu plano à medida que a vida muda. Feliz ano novo!

Comentarios


bottom of page